Certamente todos nós já ouvimos e até mesmo já utilizamos algumas expressões para fazer referência a situações cotidianas sem que notássemos que trazem estreita referência à física. Entre essas expressões aparecem:
Faça uma força que você consegue
Tenha forças nesse momento
Tudo que eu preciso na vida é um empurrãozinho
Comece a se mexer
Você precisa acelerar
E outras.
Essas frases só estão na nossa vida porque se originaram na física, na física Newtoniana, referência direta às três leis de Newton, Gênio da humanidade.
Ao relacionarmos cada uma dessas expressões a uma ou outra lei de Newton, termos o real significado em nossas vidas.
Por fazer relação à física, parece que essa relação está entre as leis e nossos corpos, nossa parte material, mas na verdade trás direta relação com o nosso comportamento.
Assim, as frases acima exemplificam a 1ª lei de Newton, lei da inércia, cujo significado pode ser dividido em duas partes.
“Tudo o que está parado, permanecerá parado até que uma força provoque movimento”
“Tudo o que for colocado em movimento, por uma força, permanecerá em movimento eterno, de forma retilínea e com a mesma velocidade, ritmo.”
O nosso comportamento, tem a tendência a estar parado, na mesma situação, sem se mover, é nossa zona de conforto, seja para o bem ou para o mal, o tal do “tá ruim, mas tá bom”, em time que está ganhando não se mexe etc.
Da mesma forma, quando estamos trilhando um caminho na vida no mesmo ritmo, achamos conveniente não o alterar, de novo a tal da zona de conforto. Para mudar a direção ou o ritmo da nossa vida é preciso “esforço”, aplicar força em outra direção e, nem sempre estamos dispostos a isso (inércia)
É importante que saibamos que a física explica algo sobre nosso comportamento para que possamos administrar sabendo o que está acontecendo.

Formado em engenharia mecânica pela FEI, Sócio da empresa de desenvolvimento de sistemas para a internet, Solarys Soluções Digitais, sempre estive antenado com o que acontece no universo da física e matemática e as correlações com a nossa vida pessoal.
Sempre estudando, desde cedo percebia que algumas reações das pessoas, tinham alguma relação com algo que poderia ser dimensionado, a qualificação e diagnóstico, no entanto, são prerrogativas dos profissionais da psicologia e psiquiatria.
Algo na minha visão mostrava que, vivendo em um mundo material, dominado pelo espírito, esse sofria influência da materia e isso sendo realidade, poderia ser estudado, dimencionado e teorizado.
Tornei-me um Engenheiro comportamental